Ryder Cup 2016

A EQUIPA DOS EUA CONQUISTA, COM 17-11 PONTOS, A RYDER CUP, RECUPERANDO  A HONRA PERDIDA NAS TRÊS ÚLTIMAS EDIÇÕES

41ª Ryder Cup

Data: 30 de Setembro a 2 de Outubro de 2016
Campo: Hazeltine National Golf Club

Par : 72
Local : Chaska, Minnesotta, EUA

Resultados
Resultados Individuais

 

 

A equipa americana com a margem de 6 pontos, 17-11, derrotou a equipa europeia, após ter perdido as três últimas edições da prova e sofrido em 2014 a pesada derrota de 16 ½ - 11 ½.

Após as humilhações de: 2002 (15 ½ - 12 ½); 2004 (15 ½ - 9 ½) e 2006 (18 ½ - 9 ½) a honra da equipa americana foi recuperada em 2008 com a vitória sobre a Europa de 16 ½  – 11 ½, tendo sofrido novas derrotas nas três últimas edições – 2010, 2012 e 2014 – repetindo-se o ciclo anterior, em que os EUA não vencia há oito anos.

 

Tal situação obrigou os EUA a rever todos os métodos e processos seguidos anteriormente, tendo para o efeito constituído um Grupo de Trabalho com a incumbência de meditar e aprovar novos caminhos para o futuro, de modo a apresentar soluções conducentes a novas vitórias da equipa.

O caminho encontrado pelo Grupo de Trabalho teve o êxito esperado, o qual definiu o processo e momentos de escolha dos elementos integrantes da equipa americana.

A equipa americana conseguiu impor-se à equipa europeia uma vitória com a maior margem de pontos, seis, mais um do que haviam obtido em 2008, com o resultado final atrás referido.

A 41ª edição da Ryder Cup realizou-se no Hazeltine National Golf Club, cujo campo se estende por cerca de sete mil metros, entre colinas, com árvores robustas e lagos.

Este percurso beneficiou duma última renovação em 2008, antes de receber o PGA Championship que se disputou no ano seguinte.

O campo possui fairways estreitos e greens pequenos, tendo obstáculos de água em nove buracos.

O campo que se encontra a sudoeste de Minneapolis, foi desenhado por Robert Trent Jones, tendo sido inaugurado em 1962, com o nome Hazeltine National Golf Club, em honra do vizinho lago Hazeltine.

Os primeiros torneios Majors que o clube recebeu foram o US Women’s Open em 1966 e o US Open em 1970.

Sendo um dos campos com buracos mais compridos, de todos em que se disputa o PGA Tour, é indiscutivelmente um percurso difícil que exige long-hitters, requerendo também a todos os jogadores precisão nos shots, devido aos estreitos fairways que possui, impondo também aquela exigência no jogo curto, em especial com o putter.

Este é o mais importante torneio – que se disputa sem prémios – entre as equipas dos EUA e da Europa – equipa que em 1985 passou a integrar jogadores do Continente, o que não acontecia até então, sendo apenas constituída por ingleses e irlandeses.

A partir deste ano Hazeltine, será um dos dois clubes americanos, que receberam os principais torneios da USGA e do PGA of América.

A competição foi efectuada em três dias, tendo nos dois primeiros sido disputadas oito partidas de pares e no domingo, 12 partidas de singulares.

As jornadas foram organizadas com o seguinte calendário para as diferentes modalidades de jogo:
- 6ª feira (manhã): 4 partidas Foursomes
- 6ª feira (tarde): 4 partidas Fourball
- Sábado (manhã): 4 partidas Foursomes
- Sábado (tarde): 4 partidas Fourball
- Domingo: 12 partidas de singulares.

A cada vitória era atribuída 1 ponto; ao empate, ½ ponto; e, à derrota, 0 pontos.

No total são apurados 28 pontos do seguinte modo: 8 pontos nas partidas foursomes; 8 pontos nas partidas fourball; e, 12 pontos nas partidas de singulares.

Nas partidas em foursomes defrontaram-se equipas de dois jogadores, que jogam com apenas uma bola, em que um dos jogadores sai do primeiro buraco, efectuando o outro a segunda pancada, prosseguindo o jogo com batidas alternadas até à introdução da bola no buraco.

As partidas de fourball são disputadas por equipas de dois jogadores, em que cada um dos parceiros joga uma bola, sendo o melhor resultado de cada equipa, em cada buraco, o que conta para o apuramento final do resultado da partida.

Na primeira jornada de 6ª feira de manhã (disputada em foursomes) a Europa sofreu derrotas em todas as quatro partidas, terminando esta sessão os EUA com 4 pontos e a Europa com 0 pontos – ver Resultados.

Na 6ª feira à tarde (fourball) a equipa Kaymer/Willett sofreu a única derrota da Europa na jornada, ao defrontar a equipa dos EUA, formada por Snedeker/Koepka, que apurou 5&4, isto é, encontrava-se com cinco buracos ganhos quando faltavam quatro.

A primeira jornada concluiu com o score total de 5 pontos para os EUA e 3 pontos para a equipa da Europa - ver Resultados

No segundo dia, sábado de manhã, as equipas confrontaram-se em foursomes, tendo a Europa ganho duas partidas, perdido uma e empatado outra, apurando nas quatro partidas 2 ½.

As vitórias foram obtidas por McIlroy/Pieters, por 4&2, e Rose /Wood, com o resultado 3&2, tendo havido ainda um empate entre Garcia/Bello e Spieth/Reed – ver Resultados.

No sábado à tarde, em fourball, McIlroy/Pieters, foi a única formação da Europa que venceu tendo as outras partidas sido conquistadas por formações americanas que obtiveram, uma vitória por 3&1 – ver Resultados.

No fim do segundo dia o resultado era favorável aos EUA com 4 ½, tendo a Europa obtido 3 ½.

No total dos dois dias a equipa dos EUA apresentava 9½ e a Europa 6 ½, verificando-se 3 pontos de diferença entre ambos.

No terceiro dia em que se jogam os doze singulares, deu-se a hecatombe da Europa, que perde sete partidas e empata uma outra, em que houve quatro vitórias obtidas por Stenson/Spieth (3&2); Pieters/Holmes (3&2); Bello/Walker (3&2); e, Kaymer/Johnson (4&3) – ver Resultados.

O empate é obtido na partida Garcia/Mickelson.

Este terceiro dia termina com o resultado favorável aos EUA com 7 ½ - 4 ½, ou seja, com três pontos de diferença entre as equipas.

Com a desvantagem de três pancadas após as modalidades de pares, em que os EUA apuram 9 ½ e a Europa apenas 6 ½, o total geral com os singulares, em que os EUA obtiveram 7 ½ e a Europa 4 ½, resulta o total geral de 17 – 11.

A performance dos jogadores pode também ser apreciada através da análise dos Resultados Individuais

Notícias anteriores:
Ryan Moore último membro da equipa americana da Ryder Cup
Love III escolheu, Fowler, Kuchar, e Holmes para participarem an Ryder Cup
Conheça os capitães, vice-capitães e os jogadores que integram as equipas europeia e americana
Capitão da equipa europeia da Ryder Cup nomeou três dos seus vice-capitães
Clarke Capitão da equipa europeia da Ryder Cup 2016
Love III é novamente capitão da equipa americana da Ryder Cup 2016

História da Ryder Cup

Reportagem 2014
Reportagem 2012

Voltar

 

 

Sites


 





Revised: 08-09-2020 .