Solheim Cup 2015

COM UMA ESPECTACULAR PERFORMANCE NA TERCEIRA JORNADA, A EQUIPA AMERICANA DERROTA A EUROPEIA QUE JOGOU EM CASA, NA ALEMANHA

14ª Solheim Cup

Data: 18 a 20 de Setembro de  2015
Campo: St. Leon no St. Leon-Rot Golf Club
Par : 72
Local: St.Leon-Rot, Alemanha

Resultados

 

A equipa americana que no fim da segunda jornada se encontrava com um deficit histórico de 4 pontos em relação à europeia – Europa 10 e EUA 6 – conseguiu na última jornada inverter esta situação e concluir a competição como vencedora, com o resultado de 14 ½ - 13 ½.

O St. Leon-Rot Golf Club, que foi inaugurado em 1997, possui dois campos – St. Leon e Rot – em que o primeiro já serviu de palco ao Deutsche Bank – SAP Open, torneio em que Tiger Woods conquistou a sua primeira vitória na Alemanha.

 

O St. Leon, campo onde se disputou a Solheim Cup, teve como arquitecto o inglês Dave Thomas, que num solo arenoso, modelou o campo como os links da Escócia ou da Irlanda.

O campo é longo, com 6.535 metros, pelo que as long-hitters tiveram mais facilidade em alcançar boas posições nos fairways – que apresentam muitas superfícies com água – condição fundamental para obterem birdies, uma vez que os roughs são espessos, sendo os greens pouco ondulados, o que facilita aqueles resultados.

Na história da competição, que se disputa desde 1990, data em que a mesma foi instituída, a equipa europeia só ganhou cinco vezes este evento, em: 1992 (na Escócia); 2000 (Escócia); 2003 (Suécia); 2011 (Irlanda); e, 2013 (EUA); sendo seu objectivo vir a conseguir uma terceira vitória consecutiva histórica (ver quadro dos resultados anteriores) o que acabou por não acontecer.

A equipa americana venceu nos anos indicados no quadro atrás referido.

As competições da Solheim Cup que foram sempre disputadas nos anos pares, passaram a efectuar-se nos anos impares, devido aos trágicos acontecimentos do 11 de Setembro de 2001.

Neste ano a Ryder Cup não se efectuou, tendo sido disputado no ano seguinte, o que levou que todos os eventos especiais, como sejam: a Presidents Cup; a Seve Trophy; e, A Solheim Cup; se efectuassem nos anos impares.

A equipa que defendia o título, a europeia, bastava-lhe apurar 14 pontos para manter em seu poder o troféu, tendo a americana que concretizar um mínimo de 14 ½ pontos para conquistas a competição.

Os resultados obtidos em cada partida, podem ser conhecidos em aqui, com comentários sobre cada partida pelo que a seguir se apresentam apenas os resumos diários por modalidade da partida.

No quadro abaixo apresentam-se de forma sucinta, a evolução dos resultados de cada equipa ao longo dos três dias da competição, que foi disputada nos formatos adiante também apresentados.

E – equipa europeia A – equipa americana

Partidas

6ª Feira

Sábado

Manhã

Manhã

Tarde

Manhã

Tarde

Foursomes

E – 2
A - 2

-

E – 3
A - 1

-

-

Fourballs

-

E – 3
A - 1

-

E – 2
A - 2

-

Singles

-

-

-

-

E – 3 ½
A – 8 ½

Totais Jornada

-

E – 5
A - 3

-

E – 5
A - 3

E – 3 ½
A – 8 ½

Totais acumulados

-

E – 5
A - 3

-

E – 10
A - 6

E – 13 ½
A – 14 ½

O ‘caso do jogo’ ocorreu no último dia da competição, em que foram efectuadas três partidas fourballs, as quais não tinham podido ser concluídas na véspera, por falta de luz natural, facto decorrente dos atrasos provocados por trovoadas.

Num desses torneios em que o par americano Lee/ Lincicome se confrontou com a equipa europeia formada por Pettersen/Hull, ocorreu uma situação que determinou longas discussões entre as jogadoras, os árbitros e as capitãs das equipas, isto por a estreante no torneio, Alison Lee, no buraco 17, após ter efectuado um putt sem sucesso, considerar que o putt seguinte tinha sido ‘concedido’, o que Pettersen reclamou por considerar não ser verdade, acabando após muita controvérsia por o buraco não ser dado como empatado, mas sim como ganho pela equipa europeia.

 Voltar

 

 

Sites


 





Revised: 08-09-2020 .