Circuito Americano de Homens

O ESPANHOL RAHM VENCEU  LONGO PLAY-OFF NA CALIFORNIA

CareerBuilder Challenge

Data: 18 a 21 de Janeiro de 2018
Campos: TPC Stadium, Nicklaus Tournament e La Quinta no PGA West
Pars: 72 em todos os campos
Local : La Quinta; California, EUA

Resultados

 

O CareerBuilder Challenge foi inicialmente conhecido como Bob Hope Crysler Classic e a partir de 2012, por Humana Challenge, tendo desde então tido como parceiro a Fundação do 42º presidente dos EUA, Bill Clinton.

A partir de 2016 o torneio passou a ter como patrocinador a empresa de serviços americana, CareerBuilder, que originou o novo nome.

O torneio realizou-se no PGA West, resort que possui seis campos de golfe, situado junto à cidade La Quinta, na Califórnia.

 

Os palcos deste evento foram: o TPC Stadium e o Nicklaus Tournament, ambos no PGA West; e, o La Quinta, no Country Club com o mesmo nome.

Os jogadores rodaram nestes campos durante as três primeiras voltas antes do cut, tendo a última ronda sido disputada no TPC Stadium.

O campo  do  TPC  Stadium,  desenhado  por  Pete Dye, é  considerado um  dos quatro campos mais difíceis dos EUA, apresentando bunkers profundos, greens elevados e muitos lagos.

O green do buraco 17 do TPC Stadium situa-se numa península, sendo este percurso utilizado em rotação pelos jogadores nas três primeiras rondas, sendo a última disputada exclusivamente neste palco.

O ‘Tournament’ desenhado por Jack Nicklaus, é um campo muito exigente, em especial, perto dos greens.

O campo do La Quinta Country Club, foi inaugurado em 1959, sendo considerado a ‘Jóia do Deserto’ por muitos jogadores, sendo conhecido: pelos seus fairways estreitos; pela existência de muitos bunkers; e, apresentar árvores antigas de várias espécies.

O torneio foi disputado por 156 jogadores, dispondo de uma bolsa de prémios no montante de 5,9 milhões de dólares (cerca de 4,8 milhões de euros) recebendo o vencedor um cheque no montante de 1,062 milhões de dólares (cerca de 868 mil euros) e 500 pontos FedEx Cup.

O vencedor do torneio foi o espanhol Jon Rahm, 23 anos, que passou a nº 2 do Official World Golf Ranking ao derrotar num quarto buraco extra o texano Andrew Landry, 30 anos, que iniciou a semana no 184º lugar daquele ranking.

Esta vitória é a segunda de Rahm no PGA Tour e a quarta desde que conquistou, na época passada, o Farmers Insurance Open.

Rahm arrancou para a ronda final, após ter efetuado – 62 pancadas no La Quinta, 67 shots no Tournament Course e 70 pancadas no Stadium Course – encontrando-se então com 17 pancadas abaixo do par do campo, no 4º lugar da classificação, tendo como líder do torneio o natural do Arkansas, Austin Cook, 26 anos, vencedor do RSM Classic.

Rahm que na primeira ronda obteve 62 pancadas – o melhor e único resultado numa volta do torneio – concretizou nas seguintes 67 e 70 pancadas, encontrando-se então com mais duas pancadas que o líder.

Na última ronda Jon Rahm fez 67 pancadas com: 5 birdies e 13 pars, resultado com que empatou com Landry, vencedor de dois torneios no Web.com – 2ª divisão do PGA Tour – que jogou a segunda época no PGA Tour e que concretizou 68 pancadas, com um birdie no último buraco, acabando ambos empatados com 22 pancadas abaixo do par do campo.

Com o dia a começar a escurecer, iniciou-se o exigido play-off no buraco 18, par 4, tendo Rahm falhado um putt no último buraco regulamentar, feito repetido nos restantes buracos de play-off.

Nas duas primeiras tentativas de desempate, no buraco 18, a situação não foi resolvida, tendo Rahm e Landry continuando o play-off no 10, par 4, que empataram fazendo o par do buraco.

Regressando de novo ao buraco 18, com sol já encoberto atrás das montanhas o risco de continuar o torneio no dia seguinte era uma realidade que ninguém defendia, sendo talvez essa a razão que fez Rahm ‘despertar’, tendo conseguido meter a bola no buraco com a terceira pancada, fazendo assim o tão ansiado birdie que lhe deu a vitória.

Landry perdeu o torneio mas conseguiu o seu melhor resultado de carreira no PGA Tour.

O pior resultado do torneio foi obtido pelo líder da terceira ronda, Austin Cook, que fez dois double-bogeys no domingo, concluindo a ronda com 75 pancadas, vendo-se remetido para o 14º lugar com 16 pancadas abaixo do par do campo.

O natural de San Diego, na California, o esquerdino Phil Mickelson, 47 anos, Hall of Famer, que efetuou a sua primeira competição no Tour desde Outubro, não passou o cut, constatou, após ter feito 70 pancadas no La Quinta, 68 no Tournament Course e 74 no Stadium Course, 4 abaixo dos pars dos campos, tendo constatado que o seu jogo estava longe do habitual, em muito afastado das performances daquele com que ganhou este evento em 2004 e 2002.

O vencedor Jon Rahm recebeu o prémio no valor de 1,062 milhões de dólares (cerca de 868 mil euros) e 500 pontos FedEx Cup, tendo subido na lista da Official Monbey do 18º ao 5º lugar, onde apresenta 1.951.750 dólares (cerca de 1,6 milhões de euros) recebidos nos três eventos que já disputou esta época.

Com os 500 pontos FedEx Cup que recebeu Rahm subiu na FedEx Cup Season Points do 20º ao 2º lugar, onde apresenta o total de 822 pontos atribuídos no número de torneios atrás referidos.

O vice-campeão Andrew Landry embolsou 637.200 dólares (cerca de 521 mil euros) e 300 pontos FedEx Cup.

Landry na lista da Official Money subiu do 45º ao 14º lugar, onde regista o total de 1.090.606 dólares (cerca de  891 mil euros) obtidos nos sete torneios que já disputou esta época.

Andrew Landry ascendeu do 41º ao 11º lugar na lista da FedEx Cup Season Points, onde exibe o total de 499 pontos, averbados no número de torneios atrás referidos.

Os vencedores do torneio em anos anteriores, para além de Mickelson, que se classificaram nesta edição do evento, obtiveram as posições e resultados indicados: Jhonattan Vegas (2011) – 11ºE/-17; Hudson Swafford (2017) – 29ºE/-13; Jason Dufner (2016) – 36ºE/-12, Brian Gay (2013) – 42ºE/-11.

Não passaram o cut, dentre outros concorrentes, os seguintes: Tyler Duncan; Chris Kirk; Brandt Snedeker; John Daly; Bill Haas (2015, 2010); Chad Campbell (2006); Mike Weir (2003); e, Mark Wilson (2012).

Voltar

 

Revised: 28-01-2018 .